Venda de veículos novos bate recorde em 12 meses


O fim do desconto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos, que venceu em 31 de março, fez muita gente correr até as concessionárias de Franca e comprar um carro novo. O mês bateu recorde dos últimos 12 meses no setor e foi maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em março de 2009 a cidade emplacou 694 veículos - entre carros de passeio, motos, caminhões e ônibus. No mês passado, esse número saltou para 872. Isso significa um aumento de quase 26%. Só carros foram 460.

Os modelos que alavancaram vendas foram os movidos a etanol e com motorização até 2.0. Com a redução do imposto, os consumidores chegaram a economizar até R$ 2 mil. Nas concessionárias, o aumento nos negócios já era esperado. E o cenário real pode ser ainda melhor do que aponta as estatísticas da Fenabrave. “Muitos dos veículos vendidos no final de março não foram emplacados no mesmo mês. Eles serão registrados apenas em abril”, disse o gerente da Ortovel, Aluísio Ambrósio.

A concessionária que trabalha com a marca da Ford vendeu 30% mais veículos em março de 2010 que no mesmo mês do ano passado. O gerente não divulgou o número exato de unidades vendidas, mas confirmou que a data final da redução do IPI foi responsável pelo crescimento. “Carregamos um bom estoque porque esperávamos que março fosse realmente um ‘boom’ em vendas”, disse Aluísio.

A Cofrana, concessionária da Fiat, fechou seu balanço de março na segunda-feira. O gerente Paulo Ribas Borges disse que a procura pelos carros novos liquidou alguns modelos como Pálio, Punto, Idea e Línea. “No final do mês não tive esses modelos e ainda não os tenho”, disse Paulo, acrescentando o percentual de vendas nas lojas: “Vendemos 13% mais”.

A Vemafre Chevrolet promoveu um feirão que impulsionou os negócios, mas, para o gerente de vendas Frederico Belini Merenda, a própria notícia do fim do desconto no IPI atraiu os consumidores às lojas. “A grande propaganda foi o final do prazo, sem dúvida”, disse. Segundo Belini, a concessionária vendeu 50% mais que nos meses anteriores.

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